Leilões de banco: É seguro comprar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Considerado um dos investimentos de maior lucro no mercado imobiliário, a compra de imóveis em leilões de banco, para posterior locação ou revenda já é um modelo de negócio bastante feito em diversas cidades espalhadas por todo o país. Essa próspera atividade permitiu lucro de muitos, principalmente graças a nossa crise financeira. Vamos entender mais sobre os leilões de banco?

A ideia é simples: a crise afetou um grande número de famílias, o que resultou em um número imenso de leilões de banco espalhados por todo o país. Esse setor então sofreu um grande aumento nos últimos anos, justamente graças ao aumento da crise, pois é justamente nesse período onde o mercado imobiliário sofre seu maior crescimento.

Não é mais tão difícil encontrar imóveis com arremate de valor inferior a 40% do encontrado no mercado em mesmas condições. Isso porque cada vez mais temos leilões de bancos em grandes números, e a quantidade vem superando a esperada por muitos especialistas. E ainda, a tendência é só um aumento de número de leilões bancários para os próximos anos.
Porém, é preciso se perguntar se há riscos da compra de imóveis por esse método. Afinal, comprar um imóvel com valor tão reduzido, podendo chegar a 80% menos do valor original, deve prover algum risco ao comprador, não é mesmo? Hoje veremos com detalhes se a compra de imóveis em leilões bancários é realmente segura.

É seguro comprar de leilões de banco?

O preço pode ser tentador, porém, ele não vem isento de certos problemas como os imóveis comprados fora de leilões de bancos. O primeiro risco é que o imóvel estará ainda ocupado, então não será possível o comprador fazer uma visita antes de fechar o negócio.

Isso significa que você comprará um imóvel sem saber suas condições internas, sem saber nada de como ele é por dentro. Para muitos isso é um grande risco, afinal, se você quiser comprar para colocar para locar ou vender logo depois, precisará esperar para ver se as condições do imóvel realmente permitem isso.

Muitas vezes, será necessária uma reforma do imóvel para sua disponibilidade de uso ser real. Porém, isso é comum nesse meio, e muitas assessoras de leilão bancário já irão te avisar desse risco da compra do imóvel.

É também possível que os atuais moradores inadimplentes tentem recorrer à justiça para conseguirem manter sua atual morada. Essa atitude pode parecer somente uma atitude desesperada, mas é possível que ela surta resultados. No mínimo irá retardar a aquisição do imóvel para o novo comprador, o que pode ser um grande incômodo.

O leilão bancário é então uma excelente pedida estratégia para quem busca investir no mercado imobiliário. A taxa de imóveis que são efetivamente arrematados para imóveis que são ofertados é um pouco baixa, sendo então arriscado demais para pessoas que buscam uma nova morada nesse mercado, mesmo com o tentador preço.

O preço está assim pois o risco e os problemas de sua aquisição já estão embutidos nele, porém seu mercado é um pouco mais concorrido a cada ano que se passa, então invista com cuidado.