Situações que você não deve cair para perder o imóvel

Tempo de leitura: 4 minutos

Essas são as situações que você não deve cair para perder o imóvel

Perder o imóvel não é uma situação simples, mas a primeira coisa que você deve fazer para evitar esse problema é justamente buscar conhecimento. É fundamental entender como funciona um financiamento, entre outras situações que levam a isso, e o que é preciso para preservar seu bem intacto, sem sustos. É exatamente isso que o artigo de hoje que trazer para você, afinal são 30 anos de experiências em leilões e a FCA busca auxiliar em todos os pontos do direito imobiliário.

1) Você pode perder o imóvel no financiamento

O número de imóveis retomados pela Caixa cresceu exponencialmente nos últimos dois anos, um aumento de mais de 50%. Para quem não sabe, o Banco, seja a instituição federal ou outros, tem o direito previsto na reintegração de posse do bem. Essa informação consta, inclusive, no próprio contrato de assinatura do financiamento. No mesmo documento consta também juros e outros detalhes que basicamente muitas pessoas não leem na hora de comprar o imóvel.

Aliás, você sabia que há dois tipos de financiamento?  Ao contratar este tipo de empréstimo, o comprador pode optar pela hipoteca ou alienação fiduciária. A principal diferença entre ambos está na forma da pose, em como ela se dá para o pagador, que a nível de futuro pode ser o inadimplente.

No caso da hipoteca, o cliente é dono do bem e o banco o possui apenas como garantia. Ou seja, ela é uma espécie de fiador dele mesmo, podendo retirar o imóvel em caso de não pagamento das parcelas.

Na alienação fiduciária a questão é a posse. O cliente possui o imóvel de forma direta, mas o credor, o banco que financiou, possui a posse indireta. Ou seja, podemos dizer que eles dividem a propriedade da casa.

2) Compra direta com o proprietário

Você pode perder o imóvel quando se arrisca numa compra direta. Parece óbvio falar isso, mas a verdade é que centenas de pessoas se arriscam numa negociação deste tipo e muitas perdem dinheiro. A realidade é que o trâmite da negociação envolve partes burocráticas e a documentação é algo natural e fundamental que seja analisada e atualizada, o que acontece quando se fecha uma compra.

Existem várias certidões e documentos pessoais de ambas as partes que formalizam o processo de compra. Quem faz isso pulando esta etapa corre um risco grande e, pior, pode nem sequer recuperar o dinheiro, sendo preciso envolver advogados.

3) Fiador

Ser fiador hoje em dia é algo sério. Foi-se o tempo em que a palavra realmente valia muito e confiar um bem numa locação de terceiros é arriscado. Portanto, pense bem antes entrar neste tipo de negócio. Afinal, caso o locatário não pague o aluguel ou cause algum dano do imóvel, o fiador será acionado e o bem entrará como valor para quitar a dívida, ainda que ele seja o único da família.

4) Dívidas de condomínio ou IPTU

Outro problema comum e que pode levar você a perder o imóvel é a dívida de condomínio. O processo não é simples, pode até demorar uma década para ser finalizado, porém a partir de 2 anos do início do recurso já há um certo risco para o atual dono.

No caso do IPTU, o problema também é grande. O nome do proprietário fica inscrito na Dívida Ativa e o bem pode ser penhorado pela fazenda pública.

5) Imóveis na planta

O risco de se comprar um imóvel na planta é grande quando o comprador não se preocupa nem em pesquisar as informações da construtora. O que não faltam são histórias de quem caiu no golpe e perdeu valores altos. Há vários riscos neste tipo de negociação, desde problemas no terreno até na própria edificação do imóvel. Vale lembrar que a construtora tem até 6 meses para desistir da construção a partir da data de lançamento do empreendimento.

De um modo geral, todo o cuidado é pouco em negociações que envolvem seu imóvel, inclusive na compra do bem em um leilão de imóveis. O segredo é basicamente estudar, entender sobre aquilo em que se deseja investir. No caso do leilão de imóveis e direito imobiliário, conte com a FCA Leilões.

Gostou do texto? Se quiser saber mais informações, fale com a gente no chat ao lado. Além disso, também estamos nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e siga a FCA Leilões no Instagram.