3 pontos importantes para decidir se vale a pena reformar um imóvel

Tempo de leitura: 2 minutos

reformar um imóvel

Comprar para reformar um imóvel é uma boa ideia? Investidores iniciantes fatalmente vão fazer essa pergunta ao começar a comprar imóveis em leilão, seja para morar, alugar ou vender. A dúvida é bem comum, afinal o que vale mais a pena na hora de adquirir um apartamento ou casa? Vamos entender melhor os principais pontos para você tomar uma boa decisão e fazer um ótimo negócio.

1 – O valor da casa e da compra antes de reformar um imóvel

O primeiro ponto que você precisa considerar antes de decidir se um imóvel vale a pena ou não ser comprado para reformar é o valor que você pagará por ele. Normalmente, os leilões disponibilizam negociações que facilmente chegam a 70% de descontos (ou até mais) e a margem do que sobra da compra pode ser usada para reformar.

2 – Objetivo do imóvel

Você comprou a casa ou apartamento para qual fim? Pensar bem nessa resposta é fundamental para concluir se o imóvel vai precisar ou não de uma reforma. Se precisar ou desejar reformar, os detalhes podem mudar conforme seu gosto, caso vá morar no local. Se for vender, cabe reformar mais pontuais e nada grandioso, não correndo assim risco da obra se tornar um problema na hora de vender.

3 – Necessidade da obra

Nem sempre é preciso reformar um imóvel comprado no leilão. Aliás, pensar sobre a necessidade da reforma é algo que pode ser visto antes mesmo de comprar o bem no leilão. A visita presencial, por exemplo, pode te dar uma noção do que você precisará mexer, caso seja o arrematante. Uma dica interessante para ajudar você nessa visita é usar uma lista de checagem sobre os diferentes pontos do imóvel, assim será mais preciso o seu orçamento.

Imóvel novo ou para reformar?

Outro ponto importante que não devemos esquecer é a sua liberdade. No caso de um imóvel que precisa de uma reforma, você pode usar a ocasião para fazer boas mudanças na parte interna ou externa, se for casa. Dificilmente alguém entra em um imóvel pronto, às vezes até novinho, todo acabado e decide reformar um imóvel completamente. No caso de comprar para reformar, as possibilidades são muitas para quem vai poder investir em obras para melhorias.

Reformar um imóvel não é um bicho de sete cabeças e nem sempre você precisa de muito dinheiro para fazer o que realmente precisa e dar um novo visual ao imóvel.

Vale acrescentar que, além de analisar possíveis reformas na hora de comprar um imóvel, há outros pontos importantes que podem indicar um bom negócio. Você está realmente preparado para investir? Conheça aqui um almanaque completo para investir em leilões.