Comprar no leilão: Conheça os cuidados na hora de negociar

Tempo de leitura: 3 minutos

Você está pensando em comprar no leilão? Se sim, este artigo tem as dicas certas que vão clarear suas ideias e te ajudar a fazer um bom negócio.

Comprar um objeto ou contratar um serviço é sempre um risco, seja um item novo ou usado. Para diminuir qualquer chance de ter dor de cabeça, a melhor saída é pesquisar e buscar informações antes de fechar qualquer negócio.

Os cuidados de comprar no leilão

É preciso pesquisar sobre o vendedor, o fabricante e as condições da compra. Esse cuidado tão importante também deve ocorrer na hora de comprar no leilão, seja de carro, casa ou qualquer outro segmento. São esses cuidados na hora de comprar no leilão que vão fazer a diferença no sucesso da sua compra!

Os 6 principais cuidados que vão te ajudar a fazer um bom negócio no leilão

1 – Os leilões

Pesquise os locais de leilão mais próximo da sua casa ou trabalho e de acordo com o seu interesse. Ao encontrar, veja os sites, datas e ainda pesquise o que as pessoas estão dizendo sobre aquele leiloeiro. Essa pesquisa é fundamental para você elaborar uma lista prioritária dos locais que deseja visitar.

2 – Leiloeiros autorizados

Existe uma autorização específica para os leiloeiros funcionarem. Ou seja, é importante que o leilão esteja de acordo com a legislação, pois é dentro da lei que você também será protegido pelos órgãos do consumidor e terá seus direitos preservados diante da justiça. Portanto, cuidado com possíveis eventos irregulares.

3 – Visite o local

É comum o interessado visitar o espaço do leilão e conhecer o objeto antes de dar qualquer lance. Normalmente, são marcadas datas de visitas e o futuro comprador pode lá ver o carro ou mesmo o imóvel. Guarde bem esta data e programe-se ao máximo para aproveitar o tempo e ver de perto o objeto, fazer uma vistoria minuciosa.

4 – Atente-se ao objeto

A visita é uma oportunidade única para você confirmar se está ou não fazendo um bom negócio. A vistoria normalmente possui um tempo curto e são esses minutos que você vai poder usar para ver as condições externas e internas do objeto que deseja, quais os problemas ele apresenta e se vale o dinheiro para comprar, lembrando que em alguns casos é preciso contar também o dinheiro para reformar ou consertar. Fique atento e faça um check list neste momento, assim você torna mais fácil fazer um orçamento e chegar a um valor total de custo!

5 – Planeje os seus passos

Quem deseja começar a investir em leilão de automóveis ou imóveis precisa planejar os passos, fazer as contas e não ultrapassar o teto estabelecido. O leilão é um ‘jogo’ de compra de quem pode dar mais e jamais o participante deve ultrapassar o valor estabelecido como lance máximo. Inclusive, há dicas pontuais para o momento do arremate que podem fazer toda a diferença e facilitar a compra do bem desejado, investindo o planejado.

6 – Conheça sobre documentação

Conhecimento é sempre bem-vindo e na hora de comprar no leilão é preciso ter informação para analisar documentos, entender se aquele é um bom negócio, até que ponto vale a pena e quais os procedimentos que deverão ser realizados para resolver possíveis questões que estejam pendentes. Lembre-se que isso também pode custar e a melhor forma é você se preparar desde um curso específico ou até mesmo ter uma assessoria para te auxiliar e trazer mais segurança na compra.

De um modo geral, é sua atenção e cuidado que vão garantir uma boa compra. Faça bons negócios e aproveite as vantagens de comprar no leilão!

Gostou do texto? Se quiser saber mais informações, fale com a gente no chat ao lado. Além disso, também estamos nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e siga a FCA Leilões no Instagram.