Imóveis Na Planta: Os Cuidados Que O Corretor Também Precisa Ter

Tempo de leitura: 4 minutos

Comprar imóveis na planta exige muita atenção tanto para o consumidor que deseja realizar o sonho da casa própria quanto para o corretor que está vendendo este produto, que é totalmente diferente de um imóvel pronto. Hoje, muitos construtores disponibilizam uma equipe especial de corretores para os imóveis que serão construídos. Mas, existem também muitos casos de parcerias entre essas empresas e imobiliárias.

Os imóveis na planta

Independentemente se você é um corretor de plantão da construtora ou mesmo de uma imobiliária específica, é preciso conhecer bem o produto que você está vendendo, afinal é o seu nome também que está em jogo.

A responsabilidade do corretor de imóveis prevista no Código Civil

Além de qualquer dano moral, o corretor de imóveis que age de má fé sofrerá consequências jurídicas diante aos erros graves e fraudes, envolvendo ou não diretamente a construtora ou imobiliária.

Este profissional tem o dever de ser transparente e de repassar informações da negociação para os envolvidos, conforme prevê o Artigo 723 do Código Civil. “O corretor de imóveis é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio, sob pena de responder pelos danos causados”.

A intermediação imobiliária não é exclusivamente só da empresa envolvida, mas também do corretor que atende e finaliza as negociações da compra do imóvel na planta. Portanto, o corretor de imóveis precisa conhecer a construtora, informações que vão além de uma simples apresentação, e ter como base a conduta de ética profissional.

Conhecendo a construtora

Assim como o cliente, o corretor também pode tomar alguns cuidados antes mesmo de fechar uma parceria ou aceitar um convite de trabalho. É indispensável pesquisar o histórico da construtora, bem como os projetos em andamento e os já concluídos. Na internet mesmo é possível pesquisar qual a visão que os clientes possuem daquela empresa. Lembre-se, você terá sua imagem associada a ela, seja positiva ou negativa.

O projeto do imóvel na planta

São alvos de centenas de ações na justiça o não cumprimento de prazo por parte das construtoras e também os projetos que são completamente diferentes daqueles que foram apresentados e fechados com os clientes. Fraudes também são comuns neste segmento e o corretor idôneo precisa ficar atento para não fazer parte dessas situações.

Um bom projeto de imóvel é pensando nos mínimos detalhes e o corretor de imóveis precisa conhecer esses pormenores para argumentar suas vendas. Além disso, a construtora pode fornecer ao colaborador cópia de documentos que comprovam a legalização da construção, da liberação de diferentes órgãos para execução do empreendimento. Isso funciona melhor que publicidade e reforça a seriedade da construtora.

A relação do corretor de imóveis com o cliente deve ser ao máximo transparente, mas isso só ocorre quando a construtora também age da mesma forma com seu parceiro de vendas. Outro detalhe que sempre deve ser conhecido por este profissional e passado ao consumidor é a política de juros, os índices que serão usados para reajustar as parcelas do imóvel.

Vendendo verdadeiramente o imóvel na planta

A publicidade pode até ser a alma do negócio, mas as vantagens de comprar um imóvel na planta só podem ser contadas se elas realmente forem verdadeiras. Centenas são os casos de propagandas enganosas e benefícios inexistentes nesses imóveis em construção.

O corretor que trabalha com imóveis na planta pode apontar muitas facilidades deste negócio na hora de vender seu produto para o consumidor. Por exemplo, quem compra o imóvel na planta consegue prestações mais acessíveis se compararmos com uma aquisição de um empreendimento pronto – essa é uma das principais vantagens deste tipo de negócio.

De um modo geral, a postura do corretor de imóveis é uma peça fundamental na negociação e a transparência é um diferencial para atrair o consumidor, tornando a compra do imóvel na planta segura. Sem contar que tudo estará dentro da lei!

Gostou do texto? Se quiser saber mais informações, fale com a gente no chat ao lado. Além disso, também estamos nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e siga a FCA Leilões no Instagram.