Casa ou apartamento: Conheça as diferenças antes de comprar um imóvel para lucrar

Tempo de leitura: 4 minutos

Comprar um imóvel é coisa séria e requer vários cuidados, seja para morar ou para alugar. Em meio a tantas dúvidas, é preciso saber identificar qual o imóvel pode realmente trazer a rentabilidade que você precisa e qual o perfil de inquilino que você quer.

Casa ou apartamento

Além das medidas de precaução, que é fundamental em partes como a documentação, o investidor precisa saber escolher a residência ideal, entre casa ou apartamento, para obter um retorno esperado. Confira as dicas para comprar um imóvel que vai te dar a rentabilidade esperada.

Conheça as características antes de comprar um imóvel

Na prática, muitos investidores não param para analisar os prós e contras de cada tipo de residência e por isso mesmo acabam fazendo um mal negócio. Para não comprar um imóvel, ficar na dúvida se investe em casa ou apartamento, é preciso buscar o conhecimento básico e nós preparamos aqui alguns pontos que mostram a distinção entre esses dois tipos de moradia que pode dar bastante lucro ao investidor.

O primeiro passo para dar certo o negócio é não olhar as oportunidades como apenas um consumidor. O investir até precisa se colocar neste lugar em vários momentos, mas é preciso ver os dois lados envolvidos, entender a necessidade do outro e fazer um bom investimento de acordo com o você pode, buscando alcançar suas metas.

Apartamentos oferecem regras, convívio social e segurança

Ao comprar um apartamento para locação, o investidor deve considerar alguns pontos que podem atrair ou espantar o possível inquilino. Por exemplo, antes da locação todo e qualquer custo, como o condomínio, fica nas mãos do proprietário. Além disso, despesas de reforma ou adaptação também deverão ser feitas pelo dono.

Outro ponto importante na hora de alugar é o valor da locação. Dependendo do tipo de apartamento, a localização e os serviços do condomínio, o valor total da locação pode ficar assustador. Em alguns casos, os proprietários precisam diminuir o valor desejado do aluguel para atrair futuros inquilinos. Essas são importantes dicas para comprar um imóvel de forma consciente e planejada, facilitando assim sua locação.

Perfil do morador

Antes de comprar um imóvel, no caso o apartamento, considere que o perfil do morador é diferente do inquilino de casa, pois ele busca mais conforto e segurança. Quem mora em prédio precisa estar disposto a conviver e se adaptar a regras. Na hora de alugar, é preciso também pensar no público que você deseja. Por exemplo, apartamento padrões, e mesmo os pequenos, são ideias para casais, com ou sem filhos.

Casas oferecem espaços maiores, liberdade e uma dose de vulnerabilidade

Casa sempre foi um bom negócio, mas uma série de cuidados são precisos na hora de avaliar a compra de uma residência deste tipo. Ao contrário do apartamento, aqui o proprietário terá despesas com conta de água e luz, mas não de condomínio – a não ser que a casa faça parte de um. A locação de casa atrai bastante gente e o ganho pode ser bem maior se compararmos com os apartamentos.

Além disso, a casa é uma moradia perfeita para quem busca liberdade e deseja ter suas próprias regras.

Enquanto não alugar o imóvel, é preciso sempre tomar cuidado e zelar pelo bem. Casa vazia pode ser um problema sério e por isso comprar um imóvel do tipo necessita mais planejamento. O apartamento oferece uma segurança muito maior se compararmos com as casas e sua localização interfere bastante neste tipo de locação.

Ao comprar uma casa, estude bem o seu entorno e também pense no tipo de público que gostaria de fechar negócio com você, diretamente ou por meio de uma imobiliária. Considerando as dicas para comprar um imóvel você certamente aumentará suas chances de rentabilidade.

Lembre-se que outras características também precisam ser conhecidas antes de comprar um imóvel, seja apartamento ou casa, mas isso fica para um outro post aqui no blog da FCA Leilões!