5 Segredos dos Leilões de Imóveis

Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda por que e como se preparar para atuar nesse ramo!

Os leilões de imóveis têm se tornado uma grande mina de ouro para pequenos, médios e grandes investidores brasileiros, que podem comprar residências com valores baixos e vendê-las mais caro para obter lucro. Por isso, muita gente tem se interessado por este setor de negócios.

Contudo, os novatos precisam tomar alguns cuidados ao adentrarem nessa área. A seguir, apresento 5 segredos dos leilões de imóveis nos quais esses investidores de primeira viagem precisam ficar atentos. Confira:

  1. Compras na baixa e vendas na alta

Quando o tema é leilão de imóveis, assim como qualquer outro negócio, é importante que você fique de olho nos períodos de baixa, que é onde surgem as oportunidades para comprar imóveis mais baratos. A ideia é compra-los, desocupa-los e reforma-los nessa época e revendê-los na alta temporada, quando os preços vão às alturas e as suas chances de obter lucro serão maiores.

  1. O número de leilões aumenta durante as crises

Os bancos não perdoam devedores, por isso, em períodos de crise, quando muitas pessoas perdem o emprego e o poder aquisitivo, e não conseguem pagar os financiamentos, os bancos lhes tomam as casas e as colocam em leilões por preços que variam entre 20% e 80% mais baixos que o valor de mercado. Esse é um dos chamados “períodos de baixa” que os investidores tanto esperam para atuar.

  1. A burocracia não é para leigos

Antes, durante e depois dos leilões de imóveis, há uma série de documentos e aspectos dos imóveis que precisam ser avaliados, os quais não podem ser feitos por uma pessoa leiga. Por isso, investidores de primeira viagem apelam para caros advogados, o que diminui a sua porcentagem de lucro no final das contas. Logo, quanto mais bem preparado for o investidor, menos custos ele terá.

  1. Desocupar nem sempre é fácil

Nem sempre a pessoa que teve seu imóvel leiloado pelo banco por não conseguir pagar o financiamento deixará o imóvel para o investidor que o arrematou em uma hasta pública. Ela poderá, por exemplo, entrar com uma ação na Justiça e prolongar a estadia na casa por 5, 10, 15, 20 meses e/ou, até mesmo, anular o leilão.

  1. O custo da reforma pode ser uma armadilha

Alguns imóveis mal avaliados podem apresentar diversos tipos de problemas estruturais depois de arrematados, o que exigirá que o investidor gaste muito tempo e dinheiro em reformas não previstas. Se isso acontecer, ele poderá ver seus lucros diminuídos e, em casos extremos, ter prejuízo.

Seja como for, é certo que investidores mais bem preparados, sejam eles pequenos, médios ou granes, têm maiores chances de obter sucesso nos arremates e nas negociações. Uma boa maneira de se habilitar nessa área é fazer cursos de empresas especializadas, tais como os que aponto a seguir:

  • Curso de leilão de imóveis judiciais
  • Curso de leilão de imóveis extrajudiciais
  • Curso de documentação imobiliária

Ao usar treinamentos como esses para se preparar, você conhecerá mais segredos do setor de leilões de imóveis, os quais lhe ajudarão a evitar os riscos, eliminar custos e obter mais lucro.

Acesso nossos cursos de treinamento nos links abaixo:

1 – Curso Leilão Judicial: http://cursos.fcaleiloes.com.br/pg-vendas-novo-cursos-leilao-judicial-adw-eduzz/

2 – Curso Leilão Extrajudicial: http://cursos.fcacursos.com.br/cursos-leilao-extrajudicial/

3 – Curso Documentação Imobiliária: http://cursos.fcacursos.com.br/curso-documentacao-imobiliaria-hotmart/