Saiba aqui como financiar um imóvel

Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das pessoas não faz ideia, mas está bem mais fácil realizar o sonho da obtenção da casa própria atualmente do que há uma década. E as coisas ficam ainda mais simples quando o interessado se propõe a conhecer melhor como financiar um imóvel.

Para lhe ajudar, criamos este passo a passo que irá aumentar a sua consciência sobre este mercado, o que lhe proporcionará benefícios queas pessoas que não se planejam nunca terão acesso. Confira:

1. Faça um estudo prévio

Busque informações e compreenda como serão as taxas de juros, os prazos e os valores, entre outras informações, para a aprovação do crédito para financiamento bancário.

2. Envie os documentos para contratação

Prepare os originais dos seus documentos pessoais, da matrícula do imóvel pretendido e do extrato do FGTS e os leve até o banco.

3. Aguarde a análise técnica de financiamento

O banco fará a verificação dos documentos entregues, as condições de habitação do imóvel e a cobertura dos seguros habitacionais e lhe emitirá um parecer.

4. Assine e faça o registro do contrato

Após aprovação da análise técnica, o banco irá conferir seus dados e lhe enviar o contrato para você assinar e registrar no Cartório de Registro de Imóveis.

5. Faça o pagamento

O banco libera o crédito em até 5 dias úteis na conta do vendedor.

6. Realize um planejamento abrangente

Enquanto faz o estudo do passo 1, tente obter outras informações que podem ser vantajosas para você. Que tal, por exemplo, obter crédito antes de encontrar o imóvel? Saiba que para isso é possível entrar com um pedido que, uma vez aprovado pelo banco, lhe concede uma carta de crédito com validade de 90 dias. Ou seja, neste caso, você tem 3 meses para encontrar o imóvel que deseja comprar.

7. Compare as condições oferecidas pelos bancos

Os bancos contratam empresas intermediárias para cuidar da burocracia envolvida nos processos. Estes intermediários tentam fazer com os clientes obtenham o financiamento do banco que lhes paga a melhor comissão, mesmo que isso não seja a melhor opção para o cliente.Então, escolha a opção mais viável para você e não para o intermediário.

8. Saiba quais fatores interferem no valor do financiamento

Além dos juros do mercado, há outros fatores que interferem no custo do financiamento. Alguns tipos de seguro obrigatórios, por exemplo, podem ser mais caros na Caixa Econômica (que tem os menores juros) do que em bancos privados.

9. Entenda que a idade do mutuário afeta o valor das prestações

A taxa do seguro contra morte e invalidez aumenta quanto maior for a idade do mutuário, na maioria dos bancos. Por isso, prefira os bancos que não reajustam o seguro ao longo do contrato.

10. Cuidado com as restrições do seu CPF

Regularize as suas dívidas, pois quem está com o nome sujo não tem o financiamento aprovado pelo banco.

Adquira mais detalhes sobre como financiar um imóvel na nossa série de vídeos “Como adquirir seu imóvel” e obtenha ainda mais tranquilidade para realizar o sonho da casa própria. Faça, também, um dos nossos treinamentos online com metodologia FCA Cursos, torne-se um empreendedor e ganhe muito dinheiro no ramo!