Leilões na justiça do trabalho: Entenda como eles são realizados

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o grande aumento da crise econômica no Brasil, tivemos também o aumento no número de leilões na justiça do trabalho. Isso porque o grande incide de desemprego no Brasil aumentou muito a taxa de inadimplência de bens tanto móveis quanto imóveis em todo o país. Para muitos isso pode ser ruim, mas não para quem entende de leilão judicial.

Graças à grande crise, cada vez mais imóveis e veículos vão parar em leilões na justiça do trabalho. É importante entender a execução desses leilões para que você consiga participar com tranquilidade, conseguindo então adquirir os bens que você deseja diretamente do leilão, sem passar nenhum tipo de risco.

Para a ocorrência de um leilão, o bem de um devedor, sendo ele imóvel ou móvel, será considerado hasta pública, e será levado a leilão ou praça. O termo hasta pública é usado para o local onde todos os bens que tem direito de serem arrematados em leilão se apresentam.

Já praça é referente ao termo original da procedência de leilões em praças públicas, porém possui um significado mais complexo atualmente, sendo considerado todo o conjunto de processos que leva ao leilão, assim como o próprio local físico denominado para que os arrematantes se encontrem e apresentem seus lances.

Como ocorrem os leilões na justiça do trabalho

Com a inadimplência do pagamento de um bem imóvel ou móvel, esse bem é levado a leilões na justiça do trabalho, que então será levado à praça e leiloado de acordo com seu valor base de análise feita previamente, para então ser adquirido pelo maior arrematante.

É comum que os valores dos produtos em um leilão sejam assustadoramente mais baixos que o valor de produtos de mesma linha ou qualidade, porém há uma série de riscos presentes, com a falta de uma profunda análise do bem, além da possibilidade de não aquisição dele, pois o dono original pode tentar recorrer à justiça.

A qualidade total do bem pode ser inferior, e ele pode apresentar certos problemas que não aparecem inicialmente em uma avaliação, mas ainda assim o valor do produto leiloado chega facilmente na casa dos 40% do valor do produto como se fosse original, seja ele um bem imóvel ou não.

Ou seja, ele poderá ser adquirido por um preço muito reduzido do original, muitas vezes sem nenhum problema durante a aquisição, porém, não há total garantia que não haverá problemas.

Por isso é muitas vezes recomendado que os bens que você planeja adquirir como produto ou serviço não seja diretamente para você de momento imediato, afinal, pode haver uma série de problemas durante a aquisição, que podem resultar em você não conseguindo ter o bem no tempo planejado.

Para garantir sua participação em leilões na justiça do trabalho, obedecendo todas as regras e leis pertinentes a tal hasta pública, é importante ficar atento ao edital que é publicado anteriormente, garantindo que você terá a informação completa do local de ocorrência do leilão, assim como também sua hora e data.