O que pode causar a suspensão de leilões?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos esperam um bom tempo para conseguir investir diretamente em um leilão judicial, guardando dinheiro e ficando antenado para tentar conseguir investir em um imóvel ou bem, e o usar como porta para futuros investimentos, economizando demais. Porém, quem já está nesse meio, já se acostumou com a suspensão de leilões interrompendo seus planos.

A suspensão de leilões é um risco que todos que desejam investir em leilões judiciais correm constantemente, porém, isso não evita ou diminui a frustração e quando se participa de um leilão judicial e ele é suspenso, afinal, você havia planejado a aquisição e investimento daquilo que estava sendo leiloado, e tinha esperanças de adquirir aqueles bens.

Por isso, para auxiliar você na prevenção desse tipo de frustração e situação, viemos hoje informar quais tipos de situação podem causar a suspensão de leilões judiciais, para que assim você esteja pronto e ciente das diversas situações que podem causar tamanha frustração, e esteja já preparado para lidar com isso.

Quais situações podem causar a suspensão de leilões?

A seguir são as principais causas que podem resultar na suspensão de um leilão judicial, e suas seguintes consequências.

1. Falta de pagamento do arrematante

Caso o arrematante não pague o preço, o leilão será cancelado e o arrematante será impedido de participar de novos leilões. O bem, no entanto, será leiloado novamente. Nesse caso, se você não foi o arrematante, poderá participar do novo leilão e tentar novamente adquirir o bem.

2.Vício de nulidade

Caso haja um processo que viola algum ponto da lei, há a suspensão de leilões por vício de nulidade. Isso ocorre, por exemplo, quanto o executado não é intimado ou o bem não é avaliado. Essa situação é bem.

3. Arrematação por preço vil

Caso a avaliação de um bem não esteja atualizada, seu preço será diferente de seu real valor atual, e isso poderá acarretar na arrematação anulada. Essa é uma das causas mais comuns de um leilão judicial ser suspenso.

4. Credor não intimado

Caso o credor, não sendo parte da execução e tenha o imóvel como garantia ou qualquer situação semelhante, ele precisa ser intimado. Caso contrário, a nulidade do leilão é praticamente garantida.

5. Prova de existência de ônus

Caso haja algum ônus ou gravame, que não tenha sido informado anteriormente no edital do leilão, porém o arrematante prove sua existência de alguma forma, o leilão é facilmente cancelado.

Diversos ônus podem causar isso, como a e existência de uma hipoteca, um contrato de locação, uma prova de penhora e afins. Documentos que provem isso são facilmente encontrados.

Caso se arremate um bem, cujo essas informações não contavam no edital, é dado um prazo de cinco dias para comprovar a existência de ônus ou gravame e pedir a anulação do leilão judicial.

Essas são as principais razões que podem causar a anulação de um leilão. Como foi visto, o leilão poderá ser anulado, porém o bem poderá voltar a ser leiloado. Isso pode garantir novas chances de aquisição do bem, então, fique sempre atento caso o leilão que você não tenha sido o arrematante tenha sido cancelado.

Se quiser saber mais informações, fale com a gente no chat ao lado. Além disso, também estamos nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e siga a FCA Leilões no Instagram.