Leilões de imóveis para compra, moradia e investimentos: entenda como eles funcionam

Tempo de leitura: 3 minutos

A atual crise econômica agitou de uma forma interessante o mercado imobiliário. A crise aumentou drasticamente a ocorrência de leilões de imóveis para compra de imóveis, seja tal compra pensada. Assim, a busca de imóveis, pensando em moradia e investimentos sofreu um crescimento mesmo em tempos de crise.

Leilões de imóveis para compra, moradia e investimentos

O motivo é simples de entender, a crise resultou num aumento drástico do número de inadimplentes, resultando em um número muito maior de leilões de imóveis para compra. Esses leilões ocorrendo, o preço dos imóveis presentes para os arrematantes costuma ser até mesmo 40% do valor original, atraindo pessoas que buscam moradia e investimentos.

É importante que você entenda totalmente como funciona os leilões de imóveis para compra, se você planeja conseguir algo dentro desse grande mercado. Se deseja investir em moradia e investimentos, o mercado imobiliário te aguarda, e os leilões de imóveis são uma grande porta de entrada para esse mundo.

Devo investir em leilões de imóveis para compra de minha moradia?

Essa é a pergunta que costumam fazer para as pessoas que são mais experientes com leilões de imóveis, e quase sempre as respostas convergem a um ponto interessante: não como sua primeira alternativa.

Para quem nunca viu ou não entende a procedência de leilões de imóveis para compra de moradias ou meios de investimento, pode soar um pouco estranho inicialmente, mas vamos explicar aqui.

A vantagem dos leilões de imóveis

O leilão de imóveis possui a incrível vantagem de um preço reduzido, que é o seu principal atrativo, mas pode haver certos problemas grandes na aquisição do seu sonhado imóvel. Primeiramente, você não tem como saber a total condição do imóvel que estará comprando. A visita é impossível, pois ainda haverá pessoas morando nele. Como se já não bastasse, é ainda possível que a família que ainda resida no imóvel recorra judicialmente para tentar ficar com o imóvel.

Normalmente, esse recorrer da justiça não resulta em nada além de um grande atraso para sua aquisição oficial do leilão, porém há casos que existe a possibilidade da reaquisição do imóvel por meio da justiça, o que significa a anulação do leilão judicial.

Justamente por isso, é importante não se garantir por imóveis de leilão para sua mudança. Além disso, você nunca sabe quais são as condições do imóvel que estará comprando, podendo ser muito inóspitas e impossibilitando a mudança de imediato.

Considerando todos esses fatores, contam que se você deseja adquirir um imóvel em leilão para morar nele, você precisa obviamente ter um plano reserva para conseguir garantir arrumar o que for preciso no imóvel antes de se mudar, ou até mesmo se o imóvel for resgatado pela justiça ao dono original.

Justamente por isso os arrematantes e leiloeiros de imóveis mais experientes veem o leilão como uma possibilidade de entrar e começar a investir com mais força no mercado imobiliário.

Vendo como todo o processo funciona, você pode adquirir um apartamento e colocar ele para alugar ou o vender após uma reforma, assim adquirindo um maior capital sobre seu investimento.