Como se tornar um empreendedor imobiliário?

Tempo de leitura: 2 minutos

Como se tornar um empreendedor imobiliário?

5 passos que vão te colocar no caminho do sucesso!

 

Não existe faculdade para quem – como você – quer se tornar um empreendedor imobiliário. No entanto, há um caminho seguro a ser seguido, o qual já foi realizado por inúmeras pessoas que hoje fazem sucesso nesse setor de atividade.

A seguir, abordo 5 características do caminho para o empreendedorismo imobiliário, confira:

  1. Conhecimento teórico geral

O primeiro passo para atuar nesse meio é conhece-lo melhor. Isso pode ser realizado por meio de treinamentos como os de:

  • Æ Curso de documentação imobiliária
  • Æ Curso de leilão judicial
  • Æ Curso de leilão extrajudicial

Uma vez que adquira maior consciência sobre as regras e segredos dessa área, você poderá tomar decisões mais equilibradas e com maior possiblidade de alcançar sucesso nas etapas seguintes.

  1. Conhecimento teórico específico

Tendo como base o treinamento teórico geral que conquistou por meio de cursos presenciais e online, escolha uma função dentro do setor de empreendedorismo imobiliário, a qual poderá ser a de leiloeiro, investidor ou corredor de imóveis, por exemplo. Realize outros treinamentos, agora mais específicos e focados na função escolhida.

  1. Estágio prático

O que chamamos de estágio não é outra coisa senão o trabalho na função que escolheu. Você pode, por exemplo, conquistar um emprego como assistente de um corretor experiente. Isso lhe dará a possiblidade de saber como a teoria que você aprendeu nos cursos é colocada em prática, o que aumentará ainda mais a sua consciência sobre o setor.

  1. Planejamento

Agora que você já tem uma bagagem teórica e prática, faça um planejamento para a criação do seu negócio imobiliário. Crie um Plano de Negócios. O Sebrae disponibiliza gratuitamente na internet a cartilha “Como elaborar um Plano de Negócios”, em PDF, a qual você pode baixar e seguir o passo a passo disponível em 164 páginas.

  1. Ação

Feito o Plano de Negócios, parta para a ação. Abra a empresa. Você pode começar bem pequeno, se quiser, ao abrir seu negócio como Corretor de Imóveis no sistema de Microempreendedor Individual. Se der certo, basta mudar o sistema para o Super Simples para poder faturar mais. Se, no entanto, não funcionar como imaginou, não se preocupe, pois o MEI pode ser cancelado com facilidade.

É preciso dizer que, por mais experiência que você tenha, há sempre um risco de abrir uma empresa e ela não funcionar como o esperado. Contudo, isso não é motivo para desistir e nem para considerar sua ideia um fracasso. Um empreendedor imobiliário de sucesso sempre consegue tirar lições das ações que não deram certo e usar essa experiência para fazer diferente e melhor nas oportunidades seguintes.