Assessoria condominial: Vantagens de ter o especialista auxiliando o síndico

Tempo de leitura: 2 minutos

Melhore a performance da sua administração impedindo que os problemas ocorram durante o seu mandato

Assessoria condominial é uma atividade geralmente realizada por advogados especializados no setor em favor de síndicos e gerentes de condomínios em geral.

Nesse contexto, o síndico profissional (eleito ou em vias de se eleger) contrata a assessoria condominial com a finalidade de melhorar seu desempenho administrativo e proporcionar mais sucesso ao seu mandato.

Por dentro da Assessoria Condominial

Assim que a parceria entre o advogado especializado em assessoria de condomínios e o síndico é firmada, o primeiro passa a auxiliar o segundo em diferentes situações, tais como:

  1. Demandas judiciais

Fazendo as vezes do síndico, um assessor/advogado pode levar a cabo ações sumárias de cobrança e notificações judiciais de condôminos inadimplentes e de difícil convívio, bem como defender – com maior índice de aproveitamento – o condomínio mediante ações judiciais promovidas por terceiros.

 

  1. Demandas extrajudiciais

Um advogado especializado presta assessoria condominial no que diz respeito a elaboração de notificações extrajudiciais e outros procedimentos a serem realizados sem intervenção da Justiça.

 

  1. Assessoria em assembleias

O profissional especialista em consultoria de condomínio produz atas, registros e auxilia o síndico em todos os assuntos relacionados às assembleias.

 

  1. Consultoria

O advogado, quando solicitado, pode oferecer pareceres e aconselhamentos sobre variadas questões administrativas do condomínio e ensinar o síndico a agir de forma preventiva.

 

  1. Análise de documentos

O assessor condominial verifica contratos e registros, entre outros documentos, e expõe ao síndico a relevância de seus principais itens e cláusulas.

 

  1. Análise de aspectos trabalhistas

O advogado orienta o síndico acerca dos direitos e deveres de seu ofício.

 

  1. Comunicação

O assessor também elabora e divulga atas, editais, circulares e outros documentos destinados à comunicação com os condôminos e fornecedores, tendo em vista impedir que problemas comuns aconteçam.

 

  1. Intermediações

O advogado assessor pode comparecer em audiências, participar de reuniões diversas, dialogar com moradores e fornecedores em favor do síndico e do condomínio.

Ao contratar um serviço de consultoria condominial, o síndico pode se prevenir em relação a situações de ordem comunicacional, gerencial e às demandas judiciais e extrajudiciais. Ao se antecipar aos problemas com o auxílio de um advogado especializado, o síndico pode eliminar custos desnecessários e ter uma mandato de alto desempenho.

SAIBA MAIS: http://fcaleiloes.com.br/blog/assessoria-para-condiminios/